Clorofila: Benefícios, Para Que Serve e Propriedades. Quando observamos a grande diversidade de vida que nos cerca, pode ser difícil imaginar como algo tão belo e complexo pode depender tanto de elementos que parecem tão simples e habituais como a água, a luz solar ou o oxigênio que respiramos.
No entanto, a verdade é que sem esses elementos a vida como a conhecemos em nosso planeta não seria possível.
Um dos elementos mencionados anteriormente, o oxigênio, não existiria em grande extensão na natureza se não fosse pelo surgimento e evolução de um pequeno pigmento presente nas plantas: a clorofila.
Este pigmento é um componente vital para a planta porque permite que ela sobreviva, e para nós, porque em grande parte graças a ela é a fotossíntese que contribuiu para enriquecer o nosso mundo de oxigênio que precisamos para sobreviver.
E não só isso: vários estudos parecem indicar que a clorofila, quando adicionada à nossa dieta, também pode ter propriedades benéficas interessantes para a nossa saúde. Ao longo deste artigo, veremos um breve comentário sobre alguns desses aspectos.
O Que é Clorofila?
Clorofila é conhecido como um dos tipos mais relevantes para a molécula reino vegetal, pigmento de capital, pois é somente através deste elemento que as plantas podem realizar a fotossíntese , que é essencial para a sua sobrevivência.
E não apenas para as plantas em si, mas também para toda aquela criatura que precisa de oxigênio para sobreviver (incluindo nós), já que a fotossíntese é o que gera a maior parte do oxigênio que respiramos.
A clorofila é encontrada nos cloroplastos de diferentes tipos de plantas e algas , sendo a principal responsável pela coloração esverdeada que capturamos nesses seres. Além disso, também é possível encontrá-lo em algumas bactérias.
moléculas de clorofila são compostas de um anel de proteínas chamadas de porfirina, que contém magnésio e é o principal responsável por que pode recolher a luz solar, e ligar uma cadeia de fitol (um álcool) que mantém a membrana e apresenta um desempenho hidrofóbico.
Sua estrutura lembra e é muito semelhante à da hemoglobina animal, embora, como dissemos, o principal componente de seu núcleo seja o magnésio (em vez de animais próprios de ferro).
Na verdade, embora nós pensamos geralmente de clorofila como homogênea, é certo que podemos encontrar diferentes tipos de que, especificamente clorofilas a, b, c (algas mais comum), dyf (mais os dois últimos típico de bactérias).
Destacam-se principalmente a clorofila a e a clorofila b (que são as que dão cor verde às plantas).
Benefícios:
1. É Boa Para o Sangue:
Por ser rica em fibras, a clorofila atua controlando os níves de açúcar no sangue, o que pode prevenir o aparecimento de diabetes, e até mesmo ajuda no controle desta.
As propriedades nutricionais dessa substância fazem dela também um excelente regulador dos níveis de gordura nas artérias, prevenindo o colesterol alto. O ferro presente na clorofila ajuda a evitar doenças, como a anemia.
2. Melhora o Trânsito Intestinal:
A alta quantidade de fibras atua também fazendo uma verdadeira faxina no organismo, e facilitando a digestão, promovendo ainda a sensação de saciedade, espaçando os episódios de fome.
3. Fortalece o Sistema Imunológico:
A clorofila é um alcalinizador do sangue e oxigena as células, isso significa que atua tornando o organismo mais forte e resistente a doenças, que preferem sempre ambientes ácidos e se beneficiam da falta de oxidação celular.
4. Previne Doenças:
Além de atuar fortalecendo o sistema imunológico, a clorofila pode ajudar a evitar a manifestação de diversos tipos de cânceres, inibindo a progressão de tumores, e reduzindo a oxidação das células, que tornam o ambiente favorável para tais doenças.
Existem estudos da Universidade de Oxford a esse respeito. Uma outra pesquisa da Universidade Estadual Londrina mostra ainda que a clorofila pode ser um poderoso antiviral.
5. Combate o Mau Hálito:
A clorofila é também um potente desodorizador, e pode ser utilizada como prevenção da halitose.
Ao atuar melhorando o funcionamento digestivo, a substância potencializa ainda mais os efeitos sobre a saúde bucal.
6. Anti-inflamatório:
Diferentes estudos parecem indicar que, além de ser um antioxidante, a clorofila contribui para reduzir as citocinas pró-inflamatórias e, até certo ponto, diminui os efeitos da inflamação. Neste sentido, pode ajudar a tratar inflamações intestinais ou artrite.
7. Contribui Para Uma Boa Circulação:
Outra propriedade atribuída à clorofila (embora seja discutida se é real ou um mito), em parte graças ao seu potencial antioxidante, depurativo e anti-inflamatório , é promover o bom funcionamento da circulação sanguínea.
Propriedades:
Tantos benefícios vem da grande quantidade de nutrientes presentes na clorofila, tais como as vitaminas A, B, C, E e K. Ela contém mais de cem nutrientes, todos os minerais, 17 tipos de aminoácidos e 7 enzimas antioxidantes. Alguns deles são o magnésio, o cálcio, o zinco e as proteínas. A clorofila é também rica em fibras.
Contraindicações da Clorofila:
Por ser um alimento natural, a clorofila quase não possui contraindicações. É necessário apenas dosar seu consumo, pois o excesso pode provocar eliminação excessiva de toxinas, causando vômitos e diarreias.
Pessoas com insuficiência renal devem evitar também por causa do risco de atrapalhar ainda mais o processo de filtração.
Recomendados Para Você: